A revista de saúde de Harvard (Harvard Health Publishing – Harvard Medical School) elencou os 5 principais benefícios do ciclismo para a saúde.

Confira abaixo:

1 – Pedalar é suave com as articulações

Quando você se senta em uma bicicleta, você põe seu peso sobre um par de ossos na pélvis chamados de tuberosidades isiquiáticas, ao contrário de andar, quando você põe seu peso nas pernas. Isso faz com que seja bom para qualquer pessoa com dores nas articulações ou rigidez relacionada com a idade.

2 – O exercício de empurrar e puxar os pedais é um ótimo treino aeróbico

Isso é ótimo para o coração, cérebro e vasos sanguíneos. O exercício aeróbico também desencadeia a liberação de endorfinas, os produtos químicos do corpo que fazem com que você se sinta bem.

3 – Pedalar desenvolve os músculos

Na fase de força da pedalada, você usa os músculos dos glúteos, o quadríceps nas coxas e os músculos gastrocnêmio e sóleo nas panturrilhas. Na fase de recuperação você usa os isquiotibiais na parte de trás das coxas e os músculos flexores na frente dos quadris.

O ciclismo também trabalha outros músculos, como os músculos abdominais para se equilibrar e ficar em pé, e também os músculos dos braços e dos ombros para segurar o guidão e direcionar a bike.

4 – Pedalar auxilia nas atividades diárias

Os benefícios se estendem ao equilíbrio, andar, ficar em pé, ter resistência e subir escadas.

5 – Pedalar fortalece os ossos

Atividades de resistência e força, como o ciclismo, fortalecem os músculos e, como consequência, fortalecem os ossos, o que aumenta a densidade óssea.

Fonte: https://www.health.harvard.edu/staying-healthy/the-top-5-benefits-of-cycling 

Tags: